Alta Floresta (MT), 25 de fevereiro de 2020 - 09:56

Geral

13/02/2020 08:20 Fonte: Rádio 2

Consumidor deve se proteger de golpes com o uso do cartão de crédito

Banco Central recebeu mais de cinco mil e 900 reclamações sobre o uso irregular do cartão de crédito durante compras pela internet, no ano passado.

O volume é 28 vírgula dois por cento maior que o registrado em 2018.

As queixas se referiram a problemas quanto à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.

Levantamento feito pela empresa de serviços financeiros Visa mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina, atrás apenas do México.

A pesquisa aponta que 42 por cento das transações fraudulentas ocorreram após invasão da conta ou roubo de identidade. Outros 40 por cento dos casos estavam relacionados ao envio de cupons, vale-descontos e reembolsos falsos.

Uma das fraudes mais comuns é o teste do cartão, quando criminosos usam robôs para tentar adivinhar dados que poderão ser usados em compras online.

É importante que o consumidor peça para o banco enviar alertas das transações e fique atento às mensagens, para poder cancelar rapidamente o que for irregular.

Outros cuidados são conferir as compras lançadas na fatura, adquirir produtos somente de sites confiáveis e ficar de olho no cartão durante pagamentos, para que ninguém copie os dados.

 


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