Alta Floresta (MT), 27 de junho de 2019 - 09:06

Últimas

07/05/2018 08:35 O Documento

Prazo para tirar e transferir título de eleitor termina na próxima quarta-feira

Brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até a próxima quarta-feira (9) para regularizar a situação. Para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular no país em maio de 2017.

 O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.

Outras solicitações

Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título. 

O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.

A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto é obrigatório.

Cuiabá e VG

Em Cuiabá e Várzea Grande acontece a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos e todos os eleitores são obrigados a atender à convocação, sob pena de ter o título eleitoral cancelado. Por conta do fechamento do cadastro, a revisão nesses municípios será retomada somente no dia 05 de novembro e vai até o dia 23 do mesmo mês. Ou seja, serão apenas 13 dias úteis e, neste caso, o atendimento acontecerá em Cuiabá, na Casa da Democracia e nos Ganha Tempo do CPA I e da Praça Ipiranga. Já em Várzea Grande, o cadastramento biométrico será oferecido somente na Central de Atendimento ao Eleitor – situada na Avenida Castelo Branco e no Ganha Tempo do Cristo Rei.

A Justiça Eleitoral orienta os eleitores desses municípios que ainda não fizeram a biometria que procurem o atendimento até 9 de maio, pois quem deixar para novembro corre o risco de não conseguir o serviço ou, se conseguir, será após enfrentar horas de espera e longas filas.


Editorial progresso11

Progresso FM 102,1

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

 

 

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo